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REALIZAÇÕES
BRAZTOA

2023 é um ano de recomeços. Eu poderia dizer que estamos em um período de despedidas, já que, em maio, teremos a eleição do novo Conselho de Administração. Mas prefiro falar que temos pela frente um ano de renovações, de olhar para a frente, de colher frutos, plantar novas sementes para o futuro e, acima de tudo, de agradecer.

 

A BRAZTOA tem crescido e se fortalecido graças ao esforço conjunto e à visão estratégica de cada um dos membros do nosso Conselho. Estamos diante de um mercado altamente competitivo e em constante evolução, e é justamente por isso que é tão importante ter parceiros que compartilhem da nossa visão e estejam dispostos a trabalhar incansavelmente para alcançar nossos objetivos.

 

Desses meus quase quatro anos à frente da BRAZTOA, faço um recorte de 2022, período que norteia este Anuário e proponho que me acompanhem nesta linha do tempo, cuja ordem nem sempre será cronológica, mas que traz ações, feitos e conquistas que refletem a atuação e a parceria de cada um dos conselheiros. Uma maneira de expressar toda minha gratidão aos vice-presidentes Marina Figueiredo, Fabiano Camargo, Pablo Zabala, Claudio Ferrete e todos os grandes nomes que compõem a administração da entidade.

 

Agradeço, também, à Monica Samia, André Lima, toda a equipe e assessores que foram incansáveis no suporte e apoio ao Conselho, aos associados e, sem dúvida, a todos que nos ajudam a manter a BRAZTOA como uma das mais importantes entidades do turismo no Brasil.

 

Depois de um hiato de dois anos, realizamos duas edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que chegou ao seu décimo aniversário, e do SEEDS, em apenas sete meses.

Neste mesmo período, fizemos duas convenções Braztoa. Viajamos para a Serra Catarinense e para o Mato Grosso do Sul, levando nossa bagagem e deixando nosso legado em cada um desses destinos, com os quais construímos parcerias de grande sucesso. Tivemos um ano com um número expressivo de filiações, tanto de operadores quanto de associados parceiros. Um crescimento que mostra o valor da nossa entidade, que atua nacionalmente em prol do desenvolvimento responsável do Turismo, quesitos que estão no nosso DNA. Quanto mais enriquecida a representatividade da associação, mais intensificado fica seu trabalho e mais resultados são conquistados.

 

Marcamos o início da grande conquista sobre a revisão do índice do IRRF: o dia 21 de setembro foi emblemático para todo o Turismo. A assinatura da Medida Provisória que reduz dos atuais 25% para 6% o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior, convertida em lei no mês de março, veio como uma luz que esperávamos poder voltar a enxergar no nosso horizonte.

 

Lançamos os Boletins Braztoa e levamos dados e inteligência de mercado tão importantes para as tomadas de decisão dos nossos associados e parceiros.Fizemos a terceira edição do Programa Experiências Incríveis, que teve ainda uma parceria com a SANTUR-SC, que levou todo o conteúdo para empreendedores e gestores públicos de todas as Instâncias de Governança de Santa Catarina.

 

A Academia de Excelência Braztoa também ganhou versão internacional e teve um Programa Experiências Incríveis exclusivo para a Colômbia.Reforçamos o valor da atuação especializada das operadoras. Entre idas e vindas, mudanças e reconstruções, viajar é algo que permanece na lista de desejos das pessoas. Aliás, vimos que nossos produtos são mais do que roteiros, mas planos que precisam surpreender as expectativas das pessoas. Fazemos isso muito bem e continuaremos fazendo com excelência. Isso nunca saiu e jamais sairá da nossa bagagem. Agradeço novamente pelo comprometimento, dedicação e contribuição inestimável de cada um de vocês. Espero que possamos continuar trabalhando juntos para alcançar novos patamares e levar a BRAZTOA e o Turismo a um futuro ainda mais promissor.

 

Orgulho de ser BRAZTOA. Seguiremos somando e multiplicando ideias, braços, laços, ações, suor e conquistas. Trazemos nas próximas páginas do Anuário algumas atividades e ações realizadas em 2022 com e para o mercado - isso porque a quase totalidade de nos- entregas é exclusiva para associados Braztoa! Fica cado: venha se filiar e descubra.

Roberto Haro Nedelciu
Presidente do Conselho de Administração

A lei do IRRF sobre remessas para serviços turísticos

Entre as várias ações institucionais e legislativas que a BRAZTOA trabalhou em 2022, uma concentrou, sobremaneira, nosso foco - a tentativa de redução do índice do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRS) sobre remessas ao Exterior, vinculado ao setor turístico. Mais especificamente, nenhuma ação foi motivo de maior foco e comemoração do que quando obtivemos uma vitória histórica ao reduzirmos o índice do IRRF sobre Remessas ao Exterior para pagamento de serviços turísticos, de 25% para 6%. Frente a essa conquista, vale registrar aqui um pouco dessa luta.

 

Histórico

 

No ano de 1999, foi sancionada a lei nº 9.779/99, fruto da conversão da Medida Provisória (MP) nº 1.788, de 1998, que prescreveu em seu art. 7º a cobrança do IRRF à alíquota de 25% para os rendimentos do trabalho e os da prestação de serviços, pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, englobando, por consequência, o turismo. Ocorre que até o ano de 2009, a Receita Federal, por força do regulamento do Imposto de Renda, art. 690, previa a não retenção do tributo para remessas para cobertura de gastos pessoais em viagem de turismo e pagamentos de despesas terrestres relacionadas com pacotes turísticos. Foi então que a RFB alterou seu entendimento.
 

Com a mobilização do setor de turismo, foi editada a MP 472 em 2009, convertida na lei 12.249/10, que em seu art. 60, isentou o IRRF sobre as remessas para o turismo até 31/12/15. Com o fim do prazo, a alíquota voltou ao patamar de 25% e, não obstante esforços, permaneceu assim até 1/3/2016, quando nova MP alterou a redação da lei 12.249/10 para reduzir a alíquota a 06% até 31.12.2019. Houve a conversão da MP na lei 13.315/19.

 

Em 26/11/2019, pouco antes do término do prazo, foi editada a MP 907, que estabeleceu um escalonamento da alíquota, com 7,9% em 2020; 9,8% em 2021; 11,7% em 2022; 13,6%; e 15,5% em 2024. Entretanto, na tramitação, houve redução de alíquotas, ocasionando o veto pela presidência. A consequência foi o retorno da alíquota de 25%, o que gera um acréscimo ao valor final dos produtos turísticos de cerca de 33%, em razão da forma de cálculo do imposto.

 

Tal tributo, aliado aos desafios da pandemia, além de encarecer o produto turístico e retrair vendas, ocasiona verdadeira concorrência desleal, já que empresas estrangeiras que atuam na internet não o pagam, estando sujeitas, apenas, ao Imposto sobre Operações Financeiras (“IOF”) de 6,38%, sobre pagamentos com cartão de crédito, débito ou pré-pago internacional, ou traveller check. Ressaltamos-se que, já há indicação de que a alíquota do IOF pode ser zerada ao longo do tempo, aumentando o impacto da concorrência desleal, com o consequente fechamento de empresas e demissões, ante a impossibilidade de comercialização de produtos turísticos, pelos motivos expostos.

A LEI

No dia 21 de setembro de 2022, foi publicada a Medida Provisória 1138/22, tratando da tão aguardada redução do índice do Imposto de Renda sobre Remessas ao Exterior para pagamento de serviços turísticos. A publicação da referida MP foi feita no dia seguinte e está disponível neste link.

 

No que diz respeito à redução do índice do IRRF, o texto é autoexplicativo: em 1º de janeiro de 2023, o Imposto tem redução de 25% para 6%, com correção em anos subsequentes.

 

Com as mudanças no Congresso Nacional e no Governo Federal em 2023, houve um extenso trabalho junto a parlamentares para converter essa medida provisória, como o próprio nome diz, em lei. A partir de sua publicação e contando com o recesso parlamentar de fim de ano, o texto tinha validade de 120 dias para conversão. Na prática, o prazo para conversão da MP em Lei era dia 1º de março de 2023.

Nosso setor, completamente empenhado em uma resolução para o tema, conseguiu a aprovação da MP na Câmara dos Deputados, no dia 14 de fevereiro, e no Senado Federal, no dia 28 de fevereiro – véspera do prazo para conversão em lei e em sessão extraordinária, o único item na pauta ordinária em ambas as casas. A MP 1138/22 foi aprovada de forma unânime tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, sem alterações ao texto originalmente proposto. Foi a primeira medida provisória convertida em lei no Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ter sido a primeira medida provisória aprovada na legislatura.

 

Agora convertida na Lei 14.537, de 28 de fevereiro de 2023, disponível neste link, os índices e prazos informados acima tornaram-se oficiais para remessas financeiras relacionadas à viagens e turismo, desde a edição da MP, em setembro de 2022. Nesse contexto, entendemos como necessário publicizar o nosso agradecimento especial para a ABAV NACIONAL e CLIA BRASIL que estiveram conosco em todas as etapas dessa longa batalha, além da ABRACORP e diversas outras associações apoiadoras.

 

O tema continua sendo objeto de atenção do nosso setor e do próprio Governo Federal – entendemos que o ideal é a inexistência de tal tributo, com o fim de assegurar a competitividade e a sobrevivência das empresas, dos empregos gerados, e de valores justos, além de sinalizar positivamente para as boas práticas econômicas adotadas pelos países membros da OCDE. Permite, também, ao consumidor brasileiro ter o direito de comprar de agências de turismo brasileiras,sem ser penalizado com custos adicionais de impostos frente a empresas online que não possuem sede no país e nada recolhem em tributos.

 

Já existem diálogos com representantes junto ao Poder Executivo para incluir tal demanda dentro dos estudos e negociações em torno da Reforma Tributária, cujos trabalhos estão sendo retomados no Congresso Nacional. Por fim, cabe acrescentar: há países com acordos de bitributação com o Brasil, onde esse imposto não se aplica em transações financeiras para turismo, listados neste link oficial da Receita Federal do Brasil. A Braztoa incentiva e apoia destinos que não estejam na lista e buscam acordos de bitributação com o Brasil – as orientações para esse acordo estão disponíveis na INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1846/2018 da Receita Federal do Brasil.

Boletim BRAZTOA : dados e cenários futuros

A inquietude sempre esteve presente na BRAZTOA e, em tempos atuais, mais ainda. Estamos atentos aos movimentos do mercado, ao comportamento do consumo e, em especial, aos nossos associados. Isso no intuito de tomarmos pulso, antevermos as tendências e cenários futuros e anteciparmos as oportunidades.

O Anuário que você está acessando agora é a prova disso. Todavia, com tantas mudanças e alterações no cenário mundial e local no turismo, precisá- vamos ampliar a geração de dados ao longo do ano, seja para atender à imprensa, seja para apoiar gestores públicos ou, principalmente, seja para municiar nossos associados com informações estratégicas.

Com um grupo de associados tão representativo no turismo nacional, a BRAZTOA sempre buscou ser inovadora, consolidando-se como uma referência em inteligência do setor. Desse modo, o BOLETIM BRAZTOA: DADOS E CENÁRIOS FUTUROS apresenta informações levantadas com nossos associados sobre o panorama de suas vendas, produtos e atuação, que iniciou em 2021 com coletas mensais; em 2022 passamos a realizar levantamentos trimestrais, apresentados em relatórios e encontros online especiais feitos pela gestão da Braztoa e convidados especialmente selecionados - tudo com apoio da nossa parceira em inteligência, a SPRINT DADOS, que também assina esse Anuário.

As informações geradas estão igualmente apresentadas em um Boletim Informativo (BI) interativo, já com uma série histórica, disponível a todos no site Braztoa (www.braztoa.com.br). Abaixo apresentamos um pouco dos resultados e conteúdos gerados pelo BOLETIM BRAZTOA em 2022:

1° TRIMESTRE DE 2022

Após publicarmos o resumo de 2021 no Anuário Braztoa 2022, esta edição do Boletim apresentou um balanço dos primeiros três meses do ano: quais eram os principais destinos embarcados entre janeiro e março? Como estava a retomada do turismo internacional? Esses e outros dados consolidados com as operadoras Braztoa foram apresentados online no dia 24 de maio de 2022. Na condução, estiveram Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados, Mariana Aldrigui, professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo e Marco Aurelio Di Ruzze,vice-presidente da BRT Consolidadora e Operadora. 

Assista à íntegra da apresentação neste link do Canal da BRAZTOA no YouTube.

Acesse também a apresentação exibida e os pontos de destaque no comunicado para a imprensa.

 

2° TRIMESTRE DE 2022

Já no dia 25 de agosto, apresentamos os resultados do segundo trimestre de 2022 – abril a junho – nas operadoras e tendências mais recentes. Na época, o desejo de viajar, somado à abertura de fronteiras, alta dos preços do aé- reo, gerou mudanças bruscas na divisão de vendas: 56% para viagens nacionais e 44% para internacionais, representando uma aproxima- ção histórica entre os índices. Em relação ao volume de vendas, 81,2% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021, sendo que metade dessas empresas já havia chegado aos 200% de crescimento. A apresentação foi feita por Roberto Nedelciu, Rayane Ruas e os convidados especiais: Tricia Neves, sócia da consultoria especializada em dados MAPIE, e Ronnie Correa, Diretor Geral da operadora Abreutur. 

 

Assista à íntegra da apresentação neste link do Canal da BRAZTOA no YouTube.

 

Acesse também a apresentação exibida e os pontos de destaque no comunicado para a imprensa.

 

3° TRIMESTRE DE 2022

Esta edição, compilando dados de julho a setembro, foi apresentada em 23 de novembro. Na época, em relação ao volume de vendas, 51,6% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021. Com um olhar ainda otimista para 2023, 42% dos operadores acreditavam que 2022 fecharia com um faturamento igual ou maior ao conquistado em 2019. Tudo isso foi apresentado por Rayane Ruas, pelo Vice-Presidente da BRAZTOA Fabiano Camargo, o Conselheiro Consultivo José Zuquim e, como convidado especial, Guilherme Dietze, Assessor Econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO SP.

 

Assista à íntegra da apresentação neste link do Canal da BRAZTOA no YouTube.

 

Acesse também a apresentação exibida e os pontos de destaque no comunicado para a imprensa.

4° TRIMESTRE DE 2022

No início de 2023, fizemos um levantamento final do Boletim Braztoa para fechar os dados de 2022, solicitando aos operadores associados que informassem como foi o quarto trimestre – outubro a dezembro - em uma pesquisa mais curta, apenas com uma análise do panorama comercial e embarque. Como a publicação deste Anuário já estava no horizonte, trazendo o panorama completo do ano, os dados foram integrados diretamente na série histórica do BI online, disponível em www. braztoa.com.br

TURISTECH HUB

A inovação sempre foi um eixo importante de atuação dentro da Braztoa. Entretanto, nos últimos anos ganhou cada vez mais relevância e nossa atenção, o que nos tem feito desempenhar com muito foco e dedica- ção o nosso papel de inovar, descomplicar, abrir caminhos e antecipar tendências para nossos associados e, consequentemente, para o mercado.

Seguindo nosso espírito pioneiro, integramos o time de fundadores do Turistech Hub, lançado em fevereiro. O hub é dedicado a pautar a inovação em turismo, com foco em competitividade e sustentabilidade.

Somos parte de um projeto que traduz o que almejamos há tanto tempo: aproximar demanda, solução e, principalmente, adesão de mercado, para que as colheitas sejam positivas, longevas e sustentáveis.

Esse grande passo trará ainda mais inova- ção, soluções e aproximará o turismo dos jovens, dos estudantes, de mentes brilhantes que estão em formação. O futuro, com humanos e inteligência, é realmente Tech - e promissor.

O hub atuará com um ecossistema de inovação, unindo associações - tourism leader, parceiros estratégicos, empresas líderes do setor com grande atuação em inovação, com startups, atuando de forma coletiva, colaborativa e contínua, aproximando a demanda de inovação da oferta. Essas ações e parcerias se desenvolverão a partir de um espaço conjunto, exclusivo para encontrar soluções inovadoras aos desafios e necessidades do turismo, disseminar a cultura de inovação nas empresas do setor e desenvolver uma base de talentos para liderar a transformação.

 

Estão previstos diversos programas, incluindo aceleração de startups, desafios de negócio, provas de conceito (POC), bem como a realização de um evento anual, o “Turistech Summit”, para promover conexões e networking entre os principais atores do setor e do ecossistema. Ao todo, serão mais de 600 horas de atividades, mais de 20 eventos ao longo do ano, mais de 50 mentores envolvidos nos programas, além de relatórios de inteligência de mercado e cursos de formação de líderes. O hub é sediado no Cubo, em São Paulo – um dos principais hubs de inovação da América Latina.

 

Os associados BRAZTOA serão acionados para diversas dessas atividades, incluindo encontros de negócios com novos desenvolvedores de soluções - e também podem integrar o hub de forma direta. Com certeza, desenvolveremos uma troca ainda mais rica.

 

O Turistech Hub nasceu para liderar a inovação no turismo, beneficiando não apenas empresas do setor, mas também turistas e a sociedade como um todo. Nesse contexto, a BRAZTOA segue trilhando sua jornada para promover, apoiar e acelerar a renovação e transformação do setor e dos nossos associados, visando um turismo que seja cada vez mais atual, competitivo e sustentável. Em breve, teremos dado importantes passos nesse caminho. Aguarde por novidades

Os 10 anos do prêmio BRAZTOA de sustentabilidade

TURISMO & SUSTENTABILIDADE

Há anos que a Braztoa conectou essas duas palavras, pois acreditamos que é com a fusão delas que desenvolvemos uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável; e, de quebra, ainda entregamos a melhor experiência ao viajante.

 

O turismo cria oportunidades para que as pessoas vivenciem experiências autênticas, as quais ampliam o conhecimento e o entendimento delas sobre si mesmas e sobre o mundo. Nossa pretensão e de nossos associados é oferecer o melhor do mundo, as experiências mais incríveis, mas que também possamos ofertar de volta o nosso melhor pro mundo.

Queremos ser melhores e, por isso, cada vez mais temos aprimorado a nossa forma de nos relacionar com a natureza, com o território e com as pessoas. Temos aprofundado nosso relacionamento com associados, parceiros, stakeholder, mercado e todos com quem, de alguma forma, impactamos ou temos alguma ligação.

Acreditamos no poder transformador do Turismo e no potencial de contribuir para geração de oportunidades, criação de renda e emprego, impulsionar a economia, promover a diversidade e inclusão, preservar e valorizar a cultura, comunidade e território local, manter a identidade e autenticidade, proteger e preservar os patrimônios culturais e naturais, cuidar e proteger o mundo, assim como suas belezas e riquezas naturais.

Esse entendimento e forma de pensar nos levaram a assumir um compromisso com a pauta da Sustentabilidade no Turismo. Fomos pioneiros em traçar esse caminho e, juntamente com nosso comprometimento, nos tornamos referência.

Iniciamos essa jornada em 2005, instituindo, na época, a Diretoria Socioambiental na BRAZTOA. De lá para cá, foram inúmeras as ações, atividades e projetos desenvolvidos, incluindo o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

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PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE - HISTÓRICO

Passada uma década, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade se fortalece definitivamente em 2022. Depois de um hiato de dois anos, imposto pela pandemia de Covid-19, o Prêmio retorna com duas edições, uma em abril, na Serra Catarinense (SC), entregando o evento que deveria ser realizado em 2020; e outra em dezembro, cujo evento marcou a comemoração de 10 anos, realizada em Campo Grande (MS).

 

Desde sua criação, o Prêmio traz o slogan “Atitudes que transformam o turismo” e tem como missão:

Foi o primeiro Prêmio de Sustentabilidade do mundo a ter o apoio da OMT, recebe anualmente o Apoio institucional do PNUMA e do Ministério do Turismo do Brasil. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade está alinhado com os ODS e demais melhores práticas nacionais e internacionais. Igualmente, segue atento às mudanças e transformações necessárias, se renovando e inovando a cada ano e edição.

Além dessas parcerias, o Prêmio reúne um outro grupo que merece destaque, tal como nosso reconhecimento e agradecimento, e que muito nos honra em tê-los nessa jornada: nosso corpo de jurados. Formado por especialistas nacionais e internacionais, referências nas mais diversas temáticas e atuações relacionadas à Sustentabilidade, nossos colaboradores nessa missão enriquecem e asseveram, com suas trajetórias, a qualidade do nosso corpo técnico de jurados.

Alexandre Garrido - ABNT/ISO
Cássio Aoqui - consultor/Ponte a Ponte
Vitor Pinheiro - PNUMA 
Fernando Kanni – consultor/horwath htl
Helena Costa – Unb: universidade de Brasília
Jaqueline Gil - consultora/amplia mundo
Jessica Kobayashi - SENAC SP 
João Paulo Faria Tasso - LETS/UNB
José Fernandes - Rede dos sonhos
Márcio Favilla - consultor em turismo Marcus Nakagawa - ESPM 
Mariana Aldrigui - USP/Fecomércio-SP
Oliver Hillel - CDB - conv. Div. Biológica
Paula Arantes - cons. Tur. Sustentável Rafaela Lehmann - Mtur 
Ronald Sanabria – especialista tur sustentável 
Solange Barbosa - ceo da rota da liberdade- afroturismo
Vitor Pinheiro - PNUMA 
Ariane Janér - Global Ecotourism Network [em memória]

Ao longo desses 10 anos, foram:

Em cada lugar pelo qual passamos, plantamos e semeamos a Sustentabilidade, deixando um legado para que ela cresça, floresça e dê frutos. Ao mesmo tempo, colhemos inspirações, motivações, boas práticas e excelentes exemplos, além de muito conhecimento. 
 
Deixamos um pouco de nós e levamos um pouco de cada um ao longo dessa jornada. 

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Prêmio Braztoa de Sustentabilidade : As duas edições e os vencedores em 2022

O ano de 2022 foi singular para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: realizamos duas edições bastante especiais!

Edição 2021/2022 - Abril de 2022 - Serra Catarinense

A primeira, após dois anos suspensos, em decorrência da Pandemia, marcou o retorno do Prêmio. Depois de um longo período tão desafiador e com tantas adversidades, nessa edição especial trouxemos a temática “Resiliência e seus resultados práticos” para dentro do Prêmio. Afinal, Resiliência foi a palavra que representou esse período e que nos permitiu chegar a esse momento de retomada. Traduzimos parte dessa força de resistir, de se adaptar e de se reinventar através dessa temática central.

Quais foram as iniciativas sustentáveis adotadas em seu negócio ou destinos – de forma individual ou coletiva – que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta, e quais são seus resultados econômicos?

Realizada no período de 07 a 11 de abril de 2022, na Serra Catarinense (SC), a cerimô- nia teve cinco premiados. Os vencedores foram publicados na própria edição de 2022 do Anuário Braztoa, também lançado em abril.

Edição 2022/23 - Dezembro de 2022 - Mato Grosso do Sul

Com a premiação fazendo aniversário, o ano pedia dose dupla, e tivemos uma segunda edição no final de 2022, tendo o estado de Mato Grosso do Sul como destino anfitrião.

 

Histórica e comemorativa, essa edição, marcada pela comemoração do décimo aniversário da premiação, não teria lugar melhor para acontecer senão no MS, estado referência e símbolo de Turismo Sustentável no Brasil. A cerimônia 2022/23 foi realizada na noite de 3 de dezembro, em Campo Grande, no auditório do maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal - um cenário à altura do evento.

 

Também fizemos história em número de vencedores: 10 anos e 10 premiados que,acumulados com anos anteriores, já somam mais de 100 cases ganhadores na história do Prêmio.

VENCEDORES 2022/23: 
Foram 10 iniciativas vencedoras e outras 3 menções honrosas, escolhidas entre 31 finalistas de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Na Categoria Operadoras Braztoa, foram duas premiadas:

Programa de Capacitação em Turismo Sustentável, da CVC Corp:

Para fortalecer a formação de capacidade técnica, a CVC Corp, em parceria com o SENAC-SP, formatou um programa educacional, direcionado a 100% das empresas parceiras da operadora em Turismo Receptivo no Brasil e equipe interna de Produtos/Sourcing, também incluindo a participação de voluntários que atuam nas frentes de Educação e Meio Ambiente. O programa de treinamento em formato virtual e gratuito, aliou conceitos, práticas e tendências na agenda de turismo sustentável. Outro importante elemento foi o alinhamento dos conteúdos com os objetivos estratégicos do REprograma, plano institucional de sustentabilidade da CVC Corp, construído em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e premissas do Pacto Global na ONU Meio Ambiente.

Projeto Yaripo - Ecoturismo Yanomami (AM):

A Ambiental Turismo é uma das três empresas escolhidas para serem parceiras do Povo Yanomami em seu projeto de ecoturismo ao Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil. Para os indígenas, o Pico da Neblina se chama Yaripo (Montanha dos Ventos) e é parte de sua cosmologia. Além de levar viajantes ao ponto mais alto do Brasil, esse roteiro promove uma caminhada de 10 dias por  dentro de uma Amazônia praticamente intocada. Ainda assim, o grande diferencial dessa iniciativa é o fato de os Yanomami serem gestores do projeto turístico e guias na expedição.

Na Categoria Parceiros Institucionais, foram três premiados:
 
Programa Parques Paraná (PR):

O Programa Parques Paraná visa fomentar o ecoturismo em unidades de conservação estaduais, equacionando preservação e turismo, de forma consciente e organizada. Com linhas de atuação paralelas, transforma espaços antes fechados ao público externo, em atrativos naturais âncoras para suas comunidades. Agrega no seu interior itens como o Paraná Aventura, programa de regulamentação da atuação profissional em UCs, as concessões para iniciativas privadas, assim como a gestão compartilhada com comunidades tradicionais, como indígenas e caiçaras.

Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA):

O Roteiro Quilombo Cultural é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e tem como objetivo principal exaltar a produção cultural e as raízes africanas presentes na capital maranhense, por meio da implementação do roteiro cultural no maior quilombo urbano do Brasil, localizado na cidade de São Luís (Maranhão). Para tanto, a estratégia utilizada foi através da mobilização e consolidação de parcerias com líderes religiosos,dirigentes de manifestações culturais, visando conhecer a oferta da diversidade cultural, étnica e religiosa da localidade, mapeando cada espaço, conhecendo a origem, o modo de vida e a organização da comunidade.

Turismo de Base Comunitária Valorizando a Cultura Caiçara (São Sebastião/SP):
(São Sebastião/SP): O turismo de base comunitária - TBC de São Sebastião é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas popula- ções, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos dos locais. Nesse tipo de turismo, a comunidade é a agente que oferta o turismo, tais como passeios, produtos e serviços, e há a preocupação em minimizar o impacto ambiental e fortalecer ações de conservação da natureza.

Entre os Parceiros de Negócios, foram cinco premiados:

Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais (Monte Alegre do Sul/SP):   

Especiais (Monte Alegre do Sul/SP): O Cafezal em Flor Turismo e Café Especiais é um projeto voltado para o Turismo do Café. No espa- ço em que está localizada, opera uma pousada ecológica, totalmente construída com materiais recuperados, visando a economia de energia elétrica e água, levando os hóspedes a terem uma experiência de viver bem com os poucos recursos extraídos da natureza. Durante a estadia, são oferecidos aos visitantes itens locais, fomentando o comércio dos parceiros vizinhos, formando uma rede de comércio sustentável e estimulando a preservação da tradi- ção gastronômica local.

Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS):

Desde 2000, a Estância Mimosa encanta seus visitantes com uma trilha pela morraria da serra da Bodoquena e banhos em cachoeiras e piscinas naturais do Rio Mimoso. A pequena propriedade rural precisava de outro diferencial para se destacar no mercado, e a forma encontrada foi justamente através do seu trabalho em prol da sustentabilidade: se tornou o único atrativo do segmento que possui um Sistema de Gestão de Segurança certificado segundo a norma ISO 21101 há mais de 12 anos, e em 2022 certificou todas as atividades de ecoturismo oferecidas.

Florin Experience (Domingos Martins/ES):

Pioneira na Apicultura, liderada pelo agrônomo e apicultor Arno Wieringa e sua esposa Neuza Vicente, a família Apiário Florin mantém colmeias e pés de café orgânico lado a lado, imersos em uma agrofloresta preservada com técnicas de manejo biodinâmico e uso eficiente dos recursos naturais. Nesse contexto, esta iniciativa de turismo de experiência está alinhada com os ODS da ONU: o Florin Experience, programa de vivências afetivas que compreende a realização de workshops, cursos e visitas técnicas destinadas a evidenciar a importância das abelhas e da polinização para a produção de alimentos saudáveis.

Programa de turismo regenerativo Biofábrica de Corais:

O programa de turismo regenerativo da Biofábrica de Corais (BFC) é um meio para as atividades de restauração serem aceleradas e escalonáveis no Brasil. O mecanismo consiste em produzir soluções biotecnológicas para coexecutar manejos com os corais e transferir a capacidade de manejo para associações, operadores de turismo locais e turistas, enquanto sensibilizar e engajar as pessoas na causa dos corais. O programa é desenhado atendendo toda a legislação vigente e remunerando os parceiros em valores maiores do que os que receberiam em atividades não regenerativas.

Quinta da Estância – Um sonho colocado em prática de educação para a sustentabilidade (Viamão/RS):

Em março de 1992, Sônia Goelzer, professora de escola pública, colocava em prática, em um sítio de apenas 1,5 hectares em Viamão, tudo que ela acreditava em educação para a sustentabilidade – nascia a Quinta da Estância. Este é um estabelecimento parceiro de escolas, professores e alunos na concretização do conhecimento, trazendo significado para tudo que eles aprendem nos livros. São “Pesquisadores e Inovadores” educacionais, com a equipe realizando visitas técnicas no Brasil e Exterior, buscando os métodos e atividades educacionais mais inovadores, bem como criando projetos únicos para proporcionar aos alunos Vivências Pedagógicas Inesquecíveis, auxiliando de forma real na concretização do conhecimento.

Por fim, entre as Menções Honrosas foram três reconhecimentos:

Categoria Mídia:

 
Experiências conscientes em destinos nacionais, do Live More, Travel More:

Textos inspiradores e informativos sobre turismo sustentável são lindos, mas, na prática, será que conseguem atingir pessoas além da nossa bolha? Para impactar o maior número possível de pessoas, o Live More, Travel More divulga guias de destinos nacionais para brasileiros e estrangeiros com informações que geram consciência ambiental e social, oferece dicas práticas para os turistas minimizarem seus impactos e ainda promove negócios com boas iniciativas de sustentabilidade.

Categoria Academia, com duas menções:

Lowering the harm of tourist activities: a Systematic Literature Review on Nudges:

Turistas impactam o ambiente do destino de muitas maneiras diferentes. Nudges são uma aplicação da Economia Comportamental, que visa produzir uma melhor tomada de decisão ao mesmo tempo em que proporciona liberdade de escolha. Ao produzir uma exaustiva revisão sistemática da literatura sobre a teoria de nudge, propõe-se um modelo conceitual para implementar nudges legítimos no setor do turismo, cujo protótipo leva em conta as particularidades de ambientes hedônicos, focados no prazer e diversão.

 

Mandioteca - cartografia das farinhas de mandioca do Brasil:

A Mandioteca surge com o propósito de valorizar a diversidade de farinhas de mandioca existentes no Brasil e, com isso, promover o aproveitamento gastronômico e turístico sustentável desse ingrediente, assim como a valorização dos territórios e comunidades produtoras. Nessa primeira etapa, foram selecionadas seis farinhas de mandioca: Bragança (PA), Copioba (BA), Cruzeiro do Sul (AC), Kalunga (GO), Polvilhada de Santa Catarina (SC) e Uarini (AM). O projeto é realizado pelo IFB Campus Riacho Fundo, através do Edital 16/2021 RIFB, tem parceria externa com o Instituto Maniva e apoio do IFF Campus Cabo Frio.

 

Compromisso para um evento responsável e sustentável

 

Nosso desejo e empenho é tornar o nosso encontro cada vez mais sustentável possível. Atendendo ao compromisso da própria BRAZTOA em realizar eventos sustentáveis e com compromissos responsáveis, algumas ações foram realizadas com esse intuito. Não vamos acertar tudo, mas estamos comprometidos em fazer tudo o que pudermos. Trabalhar por um mundo melhor é complexo, exige persistência e urgência. Somos todos responsáveis! Agradecemos o compromisso contínuo de cada um de vocês. Conheça algumas das ações e cuidados que tivemos na 10 edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade:

SELO EVENTO NEUTRO – Os eventos SEEDS, Convenção e Prêmio Braztoa de Sustentabilidade receberam o Selo Evento Neutro por compensar as suas emissões de carbono. A compensação foi feita em apoio ao Projeto de Preservação Florestal Santa Maria/Redd+, situado no norte do estado do Mato Grosso (em comum acordo com o nosso destino anfitrião), dentro de uma área de 71.714 mil hectares de floresta nativa, no município de Colniza, à margem direita do rio Aripuanã, compreendida como Amazônia Legal. Mais informações em https://www.eventoneutro.com.br/.

 

ACESSIBILIDADE – Destaca-se também que o SEEDS e o Prêmio de Sustentabilidade, eventos abertos ao público, contaram com intérpretes de libras, presencialmente e na transmissão online.

AÇÃO SOCIAL – A BRAZTOA doou à Instituição Amigos do Bem, em nome de cada um dos associados participantes e dos parceiros do evento, uma cota para o Projeto Educação, que ajudará a manter centros educacionais e profissionalizantes que beneficiam crianças e jovens que vivem no sertão nordestino. Certificados foram entregues aos parceiros – inclusive ao Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, durante a realização do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Os recursos arrecadados se reverterão em benefícios a projetos locais.

RESPONSABILIDADE COM A CULTURA LOCAL – O troféu é essencial em qualquer premiação, principalmente quando conhecemos a história por trás dele. E no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, a criatividade e o talento do Mato Grosso do Sul, estado anfitrião, foram fundamentais para a produção dos troféus e homenagens da cerimônia, que foram quadros produzidos pelo artista visual, professor de desenho e estudante de design ALAN VILAR (@alan.vilar). Na confecção dos quadros, o artista utiliza itens da natureza para compor seu trabalho, como pintura e bordados com linha e agulha em folhas secas e esqueletizadas, além de pinturas com tinta acrílica em penas, asas de borboletas, besouros, escorpiões e até em cascas de urucum. Neste trabalho, o jovem artista pintou imagens da fauna sul-mato-grossense.

 

Já as homenagens para jurados, parceiros e personalidades que fizeram parte dos 10 anos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade também tiveram seu valor local – todos receberam a peça “Índio Terena Arco e Flecha”, criada por famílias indígenas da região do Pantanal de Miranda, que fazem parte do núcleo produtivo “fibra morena”, idealizado pela artesã LUCIMAR MALDONADO (@lucimar_maldonado). Essa peça, distribuída no Prêmio em

 

primeira mão, passará a integrar a vitrine de comercialização de lojas TOK STOK que promovem a arte brasileira.

 

COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE PEÇAS DE DIVULGAÇÃO

 

Vale pontuar que as entregas de peças de marketing produzidas para o evento foram, em sua absoluta maioria, digitais, evitando a criação de materiais que necessitassem de descarte posterior. Com isso, assumimos um compromisso coletivo de mitigar o impacto negativo do evento: reduzindo a produção de materiais, estruturas, substituindo o impresso pelo digital e fazendo um melhor aproveitamento dos espaços físicos, com menor interferência no ambiente.

Importante destacar que o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 não poderia ter sido realizado sem o suporte de diversos parceiros que temos a honra de agradecer:

Apoio: Ministério do Turismo do Brasil
Apoio Institucional: PNUMA e UNWTO / OMT
Anfitrião: FUNDTUR-MS e SEBRAE-MS
Patrocínio:  SEBRAE NACIONAL 
Parceiros: Iberostar Hotels & Resorts , Turismo da Espanha, GTA Assist
Apoio Técnico: SPRINT Dados - Rayane Ruas
Voluntariado: Andressa de Oliveira Fróis, Jessica Karla da Silva Sousa, Maria Francisca Hosana Rodrigues da Silva e Olivia dos Anjos Sousa (USP - Universidade de São Paulo, com apoio da Profa. Mariana Aldrigui).

ACADEMIA DE EXCELÊNCIA BRAZTOA

Um novo e especializado olhar para o turismo: isso é o que proporcionou a ACADEMIA de EXCELÊNCIA BRAZTOA em 2022. Oferecemos programas de capacitação e parcerias pú- blico-privadas para acelerar o processo de transformação dos negócios e dos destinos turísticos.

 

Fundamentada em conhecimentos de mercado e em conteúdos desenvolvidos a partir de pesquisas e análises recentes, os programas são concebidos com metodologias ágeis, pragmáticas. Visam, nesse sentido, agregar referenciais de melhores práticas nacionais e internacionais, tendências, cenários futuros, inova- ção, sustentabilidade, criatividade, soluções multidisciplinares.

 

Em 2022, fizemos a terceira edição do Programa Experiências Incríveis, realizada de forma online. No período de 30/08 a 29/09/2022, foram mais de 25 horas de aulas com conteú- do exclusivo, abordando e aprofundando temas como a cria- ção de experiências incríveis em viagens e turismo, natureza, gastronomia e luxo; o empreendedorismo com foco em pessoas, sustentabilidade e inovação; a comunicação criativa; a expansão digital e muito mais. Tudo guiado por especialistas convidados nas mais diversas áreas e por especialistas operadores Braztoa, que aportam sua bagagem de experiência, expertise e conhecimento acumulados em seus anos de atuação e viagens pelo mundo. Ademais, trazem o olhar de mercado

 

para alinhar às expectativas, ofertas e demandas, para alunos de todo o Brasil.

 

Aula 1 - Excelência em Turismo e Hospitalidade: Novas experiências e constantes transformações são a regra (Daniela Filomeno)

 

Aula 2 - Passo a passo para criação de experiências incríveis em turismo: Casos em gastronomia - novas fronteiras para agregar valor às experiências em turismo (Jaqueline Gil, Marcelo Andrade, e Ana Paula Jacques)

 

Aula 3 - Tendências aplicadas a negócios & Casos de experiências e serviços de luxo (Carolina Sass de Haro, Lucila Nedelciu e Fabiano Camargo)

 

Aula 4 - Experiências incríveis em natureza, com sustentabilidade e diversidade: Casos no Brasil e na Costa Rica. (Ana Baez e José Zuquim)

 

Aula 5 - Sustentabilidade & Inovação Aberta: Conceitos, práticas e casos reais (Jaqueline Gil , Samuel Lloyd e Eduardo Lorea)

 

Aula Bônus - Acesso a mercados: nichos, oportunidades, definições de parcerias para co-criação de valor (Marina Figueiredo e Adonai Arruda Filho)

 

Aula 6 - Pessoas, culturas e comunidades: seus valores culturais que fortalecem territó- rios e geram experiências autênticas (André Salgado e Mauro Munhoz)

 

Aula 7 - Storytelling: O poder das narrativas e imagens nas experiências em turismo (Mariana e Carol Caminha)

 

Aula 8 - Expansão online: Identidade visual, persona e marketing digital (Rachel Zaroni e Renato Pattini)

 

Aula 9 - Experiências Incríveis: Inspirações e provocações para o futuro (Agatha Arêas)

 

Nessa edição, contamos ainda com uma parceria especial com a SANTUR-SC, que levou todo o conteúdo para empreendedores e gestores públicos de todas as Instâncias de Governança de Santa Catarina, e que recebeu uma aula inaugural exclusiva, realizada presencialmente na sede da Santur - Cenários futuros para turismo: Cases de Parcerias público- -privadas, inovação e sustentabilidade & Rumos do Turismo: Acesso a mercado e parceria com operadores (Jaqueline Gil e Marina Figueiredo)

 

Ao longo das três edições, provocamos e inspiramos mudanças, compartilhamos conhecimento e multiplicamos oportunidades por todo o Brasil.

 

Em 2022, a Academia de Excelência Braztoa também ganhou versão internacional e teve um Programa Experiências Incríveis exclusivo para a Colômbia, em parceria com a ProColombia. Essa parceria foi especialmente produzida para levar aos profissionais de turismo do país a visão e expectativa dos viajantes e do mercado brasileiro.

A ACADEMIA de EXCELÊNCIA BRAZTOA tem nova edição prevista para o segundo semestre de 2023.

O Programa Experiências Incríveis continua com seu objetivo de transmitir conhecimentos, inspirar e circular ideias.

BRAZTOA NA MÍDIA

A cada ano, a BRAZTOA tem se consolidado com uma grande referência e fonte de informação. Dessa forma, tem provido e compartilhado inteligência, dados, informações, opiniões, reflexões, conhecimento, além de promover o turismo e apontar tendências.

 

Por conta disso, tivemos uma significativa exposição nos meios de comunicação, tanto do trade como em destaque especial na grande imprensa. Nosso esfor- ço constante é levar ao público em geral o trabalho dos nossos associados, valorizando as operadoras como importantes especialistas e grandes profissionais do setor, com papel fundamental e um serviço diferenciado, mas também da importância e relevância do turismo, em especial do lazer, como indutor do desenvolvimento social e econômico do país.

 

Falamos e replicamos os números, o cenário atual e cenário futuro, compartilhamos tendências, falamos do importante papel do operador e do especialista; falamos sobre viagens, experiências e destinos incríveis, inspiramos e criamos desejo em muitos para sua próxima viagem, mas também falamos, esclarecemos, defendemos e protestamos sobre questões como imposto, dentre outros assuntos mais sérios. Com isso, reforçamos a BRAZTOA como referência em informações na indústria turística brasileira.

 

Em 2022, foram mais de 30 releases e conteúdos produzidos e dezenas de pautas atendidas, que resultaram em mais de 660 matérias em veículos de grande imprensa, mídia nacional e trade, com aparições e menções em jornais, revistas, sites, rádio e TV. É importante salientar que os resultados vão além do levantamento quantitativo e são mensurados pela qualidade das matérias realizadas no período. Vimos que, ao lado das inserções de releases replicados, contabilizamos pautas muito bem produzidas e que contaram com entrevistas dos porta-vozes da BRAZTOA.

Entre os destaques estão Jornal Nacional, Jornal da Globo, O Globo, CNN, Rádio CBN, Istoé, Folha de SP, Ministério do Turismo, Valor Econômico, Panrotas, Mercado & Eventos, bem como em outras mídias.

As mídias sociais da Braztoa, também têm sido um importante canal para propagação da marca Braztoa e para compartilhar informações, replicar matérias e notas importantes. Do mesmo modo, nos aproximam do mercado, dos viajantes e do público em geral, que podem acompanhar um pouco do trabalho e da atuação da Braztoa, além de se inspirar com nossas publicações para viajarem cada vez.

 

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