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BRAZTOA EM NÚMEROS

Faturamento
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2022 se consolida como o ano da recuperação no setor do turismo, como já vimos no cenário nacional e internacional. Os dados dos associados Braztoa reforçam esse panorama com um crescimento na ordem de 62,7% em relação ao ano anterior alcançando

 

11,55 Bilhões de reais  
em faturamento.
Figura 1: Evolução Faturamento Braztoa 2009 - 2023 - Elaborado pela SPRINT Dados 

Entretanto, ainda -23,5% em comparação a 2019. A variação no faturamento das empresas apresentou uma média de 192,74%. Tecnicamente, pode-se considerar um desvio padrão de 2,10, o que poderia indicar uma grande dispersão e variância dos resultados. Na prática, é possível observarmos que algumas empresas se destacaram no cenário de recuperação, com aumento de 1012% no faturamento em relação a 2021, entretanto, há ainda empresas com resultados mais conservadores e crescimento de 35,7% em relação ao ano anterior, que se trata de uma base de comparação extremamente baixa. Para as análises são considerados os valores nominais do faturamento, ou seja, sem considerar a inflação.

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FATURAMENTO DOMÉSTICO X INTERNACIONAL

Figura 2: Volume de negócios por tipo de operação (em R$ Bi) - Elaborado pela SPRINT Dados
Figura 3: Faturamento Doméstico x Internacional - Elaborado pela SPRINT Dados.

Este foi o ano da retomada do turismo internacional! Com o abrandamento das restri- ções impostas em período de pandemia, e com a demanda reprimida por viagens e lazer, observamos o peso das viagens internacionais e foi possível notar uma inversão no que concerne ao cenário dos últimos anos. Das viagens vendidas no ano de 2022,

o mercado internacional correspondeu 
à 55% do faturamento, atingindo
o valor de 
R$ 6.306 bilhões

superando todos os valores já registrados pela BRAZTOA nos últimos 12 anos. Registrando um aumento de 341% em relação a 2021 e 3,2% ao maior valor já registrado na série histórica que corresponde a 2019.

Já o cenário nacional apresenta uma redução de 10,5% em comparação a 2021,

alcançando o 
faturamento de 

R$ 5.246.207.017,75, 
o que representou
45,4% das vendas
nacionais.

Desse modo, os dados apontam para um cenário mais conservador das viagens nacionais, e, de outro modo, um fortalecimento do internacional.

 

Apesar de não termos como identificar a motivação exata, entendemos que Este comportamento pode ser, em parte, explicado pela alta dos preços das passagens aéreas em território nacional, ampliando a competitividade e oportunidade para as viagens internacional.

Igualmente, pode contribuir com o cenário a demanda reprimida do turismo internacional, que passou por um período mais longo de restrições. Uma vez que voltou à prateleira, atraiu a aten- ção e permitiu que viajantes pudessem realizar seu desejo de viagem internacional, que ficou por tanto tempo em modo de espera.

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EMBARQUES

O volume de passageiros embarcados segue a tendência de crescimento observada no ano anterior, mais uma vez batendo o recorde de embarques com 8,4 milhões de passageiros, o que equivale a um aumento de 13,5% com relação a 2021, e aumento de 29,2%, em comparação com o ano de 2019.

 

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Figura 4: Evolução Passageiros Embarcados Braztoa 2010- 2022, Elaborado pela Sprint dados

O volume de passageiros embarcados pelos associados BRAZTOA em 2022 equivale a uma ocupação de 100% dos hotéis de Paris pelo período de 100 dias!

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Novamente as operadoras associadas à Braztoa demonstraram criatividade, resiliência e inovação diante de cenários desafiadores, e consolidam-se como verdadeiros especialistas, que apresentam alternativas vantajosas aos seus passageiros, garantindo uma viagem de excelência e valor agregado a cada experiência.
Embarques

Ao observar o volume de passageiros embarcados durante o ano de 2022, constatamos um aumento com relação ao ano anterior, entretanto a média do aumento entre as operadoras foi de 202,2% e mais uma vez estes valores não foram regulares entre as operadoras com desvio padrão de 2,31, com operadoras com aumento de 1100% porcento e outras com redução de -28%. Essa variação se dá pelas distinções das empresas, modelos de negócios, segmentos, e nichos, e pelo modelo de operação.

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Figura 5: Embarques Doméstico x Internacional - Elaborado pela SPRINT Dados.
Figura 6: Passageiros por tipo de operação (milhão) - Elaborado pela SPRINT Dados.

Ainda que no faturamento o internacional tenha superado o nacional, no volume de passageiros embarcados, constata-se

a relevância do mercado doméstico com 65% dos embarques realizados em 2022 com 
5.438.482 passageiros.

Entretanto, registramos uma redução de 24% com relação ao ano anterior.

Em contrapartida, o embarque internacional superou todos os números já registrados pela BRAZTOA, com doméstico com 2.291.518 passageiros embarcados.

Demonstrando mais uma vez a importância do setor de viagens, a concretização da famosa “debandada dos brasileiros para o exterior”, mas principalmente a inclusão de viagens no consumo, interesses e necessidade dos brasileiros.

Figura 6: Ticket médio - Elaborado pela SPRINT Dados.

Com relação ao investimento em viagens, observamos aumento no ticket médio nacional de 17,5% em comparação ao ano anterior, com o valor do ticket médio doméstico de R$ 964,65, sendo o menor já registrado pela Braztoa desde 2010, com exceção do ano de 2021. Um valor relativamente baixo até para uma viagem de 3 dias, como ocorre na maioria dos casos, entretanto que se respalda na compra de produtos isolados, como hospedagens pontuais ou até mesmo serviços em torno de viagens de carros, mais curtas. Observa-se que em 2022, várias foram as estratégias utilizadas pelos operadores para contornar as dificuldades decorrentes tanto dos preços das passagens aéreas quanto de sua disponibilidade, de modo a encontrar soluções, alternativas e formas para que os passageiros realizassem suas viagens.

 

No internacional, observa-se a redução significativa no ticket médio de -47,3% em comparação a 2021, acentuando-se o menor valor do ticket médio internacional em R$ 2.129,58.

O que em parte pode ser explicado pela execução das viagens compradas nos anos anteriores, uma vez que o ticket médio é calculado pelo faturamento do ano de 2022, e pelos passageiros embarcados em 2022, ou seja, envolve a realização das viagens remarcadas. Vale observar que 10% das viagens previstas para serem realizadas em 2022 foram remarcadas, mas não temos o valor exato do volume de viagens que ocorreram em 2022, o que não permite especificar em dados numéricos exatos quantas são provenientes das remarcações de compras realizadas em outros anos.

 

Entretanto, verificamos um grande aumento no volume de viagens realizadas, sem um aumento proporcional ao faturamento, o que reforça esta possibilidade. Outro fator a ser considerado é a redução dos preços, promoções e os valores convidativos das viagens internacionais no momento das liberações das viagens; na redução da dura- ção das viagens e pela alteração dos produtos comprados - o que será apresentado mais adiante. Ressaltamos, porém, desde já, que observamos a busca por produtos únicos, como hospedagem passeios e etc.

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MERCADO DOMÉSTICO

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Figura 7: Desempenho do mercado doméstico - Elaborado pela SPRINT Dados.
Resorts foram os produtos mais vendidos, seguido de Praia, Lençóis Maranhenses e o Parque Beto Carrero World. As cidades mais vendidas foram: Salvador, Porto de Galinhas, Recife e São Paulo.

O Nordeste prevalece enquanto região mais vendida e visitada com uma grande vantagem com relação às demais, com 41,4% do faturamento doméstico e 38,36% dos embarques das operadoras. Em comparação ao ano anterior, observamos em 2022 uma melhor distribuição pelas regiões brasileiras, uma vez que no ano passado o Nordeste obteve 67% do faturamento doméstico e 85,5% dos embarques das operadoras.

Com relação ao ticket médio de 2022, foi possível identificarmos quase uma homogeneidade para as regiões. O maior ticket médio ficou para o Nordeste, alcançando R$ 1.041,09, e o menor ficou no Norte com R$ 880,24, invertendo completamente os valores do ano anterior.

 

Foram comercializadas mais de 2,1 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros. As viagens nacionais de média duração, substituir por: entre 5 e 9 dias, foram as mais representativas no ano, com 53,96% do faturamento e 51,56% dos embarques; as curtas com até 5 dias corresponderam a 32,72% do faturamento e 34% dos embarques, já as viagens de longa duração, com mais de 10 dias representaram 13,3% do faturamento e 14,4% dos embarques internacionais.

 

Doméstico
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MERCADO INTERNACIONAL

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Figura 10: Desempenho do mercado internacional - Elaborado pela SPRINT Dados.

A abertura das fronteiras, as promoções e/ou condições de compra, o custo benefício e a demanda reprimida dos últimos anos impulsionaram as viagens internacionais. A Europa voltou a ter o melhor desempenho como o principal destino internacional, responsável por 36,91% do faturamento internacional das operadoras e 37,71% dos passageiros embarcados,

ainda assim, o produto internacional mais vendido foi a Walt Disney World, seguida dos cruzeiros marítimos. Os países mais vendidos:  Estados Unidos, Portugal, Itália e Egito.

O ticket médio ficou em R$ 2.693,85, valor extremamente baixo se considerarmos somente o valor da passagem. Entretanto, uma possível justificativa está na realização das viagens que foram adquiridas nos anos anteriores e estavam à espera da redução das medidas restritivas impostas pela COVID-19, para que pudessem ocorrer.

Internacional

Observamos uma crescente onda de consumo e comunicações voltadas para o mais novos, geração Z (idade entre 15 e 25 anos) e os Millenials (idade entre 25 e 40 anos).

Figura 8: Divisão do Faturamento e Embarque doméstico - Elaborado pela SPRINT Dados.
Todavia entre as operadoras 42,12% dos passageiros domésticos embarcados são da geração X  (idade entre 40 e 60 anos) e 26,8% baby boomers (+60 anos).
 

Cabe observar que o público mais maduro tende buscar praticidade, segurança e conforto. Em geral, valorizam o atendimento personalizado e humanizado, e ao mesmo tempo são mais exigentes, possuem um perfil de viagens mais organizadas, personalizadas, com experiencia e atenção aos mínimos detalhes. Essas características estão diretamente alinhadas com o papel e o posicionamento da Operadora, de atuar no setor como especialista em criar memórias para os mais diversos públicos, otimizando o tempo dos clientes e garantindo maior qualidade e conforto durante a viagem.

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Figura 9: Faixa etária de Passageiros domésticos embarcados - Elaborado pela SPRINT Dados.

Foram comercializadas mais de 32 milhões de diárias para hospedagens internacionais em 2022. As viagens internacionais mais longas, com duração entre 10 e 25 dias corresponderam a 40,03% do faturamento e 41,66% dos embarques;

 

já as viagens médias entre 5 e 10 dias representaram 37,7% do faturamento e 39,43% dos embarques internacionais; as viagens curtas de até 4 dias representaram 11,29% do faturamento e 10,57% dos embarque; já as viagens muito longas, com mais de 25 dias impactaram em 10,9% do faturamento. Contudo, representaram 8,3% dos embarques.
 

Figura 11: Distribuição do Faturamento e Embarque Internacional - Elaborado pela SPRINT Dados.

Para as viagens internacionais, observamos os o mesmo padrão de atendimento ao público mais maduro entre as operadoras com 41,4% dos passageiros internacionais embarcados são da geração X (idade entre 40 e 60 anos) e 29,6% baby boomers (+60 anos), os millennials, também chamados de geração X, com idade entre 25 e 40 anos representaram 21,34% dos embarques e a geração z (idade entre 10 e 25 anos) 7,69%.

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Figura 12: Faixa etária de Passageiros internacionais embarcados - Elaborado pela SPRINT 

Todos estes fatores e movimentação comprovam que o grupo de operadores associados à Braztoa representa uma força comercial e econômica sem igual na indústria turística. São números que atestam a criatividade, resiliência e inovação diante de cenários desafiadores, consolidando também as operadoras de turismo como canais de venda essenciais para fornecedores e fonte de consumo referencial aos seus passageiros.

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PERFIL DE CONSUMO

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Perfil de Consumo
Inovação Maturidade Digital
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INOVAÇÃO E MATURIDADE DIGITAL NAS OPERADORAS

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PANORAMA DA INOVAÇÃO

O ano de 2022 foi marcado por muita discussão sobre inovação e tecnologia. Logo no primeiro semestre, já se discutia o impacto do Metaverso no cotidiano das pessoas. No turismo, começou uma reflexão sobre como essa novidade poderia induzir ou até complementar o desejo de viajar. Destinos, hotéis e empresas iniciaram o desenvolvimento de experiências virtuais e abriram “filiais” no mundo digital. Tudo isso enquanto tentamos entender o valor de um NFT – sigla para non-fungible token, a moeda digital.

 

E quando 2023 começou a chegar, o tema em alta foi inteligência artificial (IA),, com destaque absoluto para o lançamento do ChatGPT: uma ferramenta de IA fraca, sem capacidade de aprender com a interação do usuário ou autônoma com seu conteúdo, que não modifica o seu próprio código, como acontece com a IA forte.

 

Entretanto, chamou a atenção sua grande capacidade de acumular informações e, consequentemente, de aprendizagem digital, que ultrapassa em muito o que tínhamos disponível até então. Em sua atual versão, já pode criar conte- údo, fazer redações, traduzir e resumir textos e livros, dar receitas, conselhos amorosos... e até roteiros turísticos!

 

Hoje já avançamos para questionamentos sobre a confiabilidade dessas soluções, a falta de mecanismos de verificação que permitam autenticar a veracidade e segurança do conteúdo, bem como identificar quem foi o seu criador – inteligência artificial ou seres humanos.

 

Enquanto isso, é preciso testar, se adaptar e entender as peças disponí- veis – como um bom operador de turismo faz! Nas próximas páginas, traremos um pouco mais do real panorama da inovação e tecnologia atual em nossos associados... mas antes, perguntamos ao ChatGPT:

 

Qual o panorama tecnológico das operadoras de turismo no Brasil?

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Uma avaliação bastante precisa – mas nada melhor que saber dos próprios operadores! Desde o ano passado, passou a integrar o Anuário Braztoa um diagnóstico da maturidade digital das operadoras, com objetivo de compreender o real grau de maturidade e as necessidades dos operadores relativos à destreza digital. Esse ano o diagnóstico foi realizado com 78% dos operadores associados à Braztoa. Veja o resultado – porque o ChatGPT também vai ver!

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A automatização está em crescimento nas operadoras! Apenas apresentado os valores das operadoras que já possuem de 80 a 100% do processo automatizado em cada etapa, temos o seguinte cenário:

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SUSTENTABILIDADE NAS OPERADORAS

A BRAZTOA iniciou sua jornada em prol da sustentabilidade no turismo em 2005. Desde então, tem buscado meios de contribuir para uma atua- ção responsável, que seja assumida por todos os elos da cadeia produtiva. Para tanto, busca incentivar e motivar seus associados e o setor turístico como um todo, através de diversas ações, bem como inspirar, por meio de boas práticas, a partir do compartilhamento de informações e cases.

 

No ano passado, também passou a integrar o anuário uma análise de como está a sustentabilidade no dia a dia das operadoras, para compreender como o tema se aplica e se desenvolve na gestão interna. Além disso, o intuito é acompanhar sua continuidade e evolução, assim como a comunicação de tais ações, além da relação com os fornecedores.

 

Nesse levantamento, consideramos os pilares ambientais, sociais e econômicos/governança. A partir deles, buscamos analisar a autoavaliação de 11 a 12 iniciativas por cada pilar, o que possibilitou mensurarmos o grau de envolvimento das operadoras e o nível de sustentabilidade das empresas.

 

Os dados apresentados indicam a média, a partir da pontuação entre 1 a 5 (sendo 1 muito baixa e 5 muito alta). Quanto mais próxima de 5 mais desenvolvida a respectiva iniciativa está.

 

Vamos conferir como foi a atuação das Operadoras durante o ano de 2022?!

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Sustentabilidade na Braztoa
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DIMENSÃO AMBIENTAL

A dimensão ambiental obteve uma média de 3,61, o que nos dá um avanço de 0,78 em comparação ao ano anterior, e demonstra o aumento das ações dos associados. No que tange à gestão de recursos naturais dentro dos escritórios das operadoras, observamos que a menor pontuação está na utilização de energias de fontes alternativas, o que até certo ponto é compreensível. Consideramos, nesse sentido, que a maioria se localiza em escritórios nas capitais ou grandes cidades, e muitas vezes essa é uma alternativa não disponível, além de ser um ponto em que não possuem gerência na sua maioria, por sua vez, outras medidas como economia de água e energia, por exemplo, já estão melhores pontuadas.

 

Vale destacar a iniciativa para redução do uso de plástico, uma vez que a Braztoa é signatária da Iniciativa Global pela Circularidade do Plástico no Turismo, em uma parceria com o PNUMA, e, por isso, esta é uma pauta que pede nossa atenção.

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Ainda, dentre as iniciativas do pilar ambiental, a mais desenvolvida é a comunicação digital em detrimento do material impresso.

Figura 13: Avaliação da Dimensão Social - Elaborado pela SPRINT Dados.
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DIMENSÃO SOCIAL

Na dimensão social, a nota média foi 4,02 o que trás um aumento de 0,6 pontos, posicionando a dimensão acima de 4, o que indica bom envolvimento dos operadores com a esfera social. O maior grau de desenvolvimento se manteve na promoção da igualdade de gênero e racial.

 

E nesse ano, buscamos traduzir essa informação na prática, identificando como estão atualmente compostas as equipes das operadoras. Quanto ao gênero, são formadas por 61% de mulheres, 29% de homens, e 10% que identificam-se como LGBTQIA+. Quanto à questão racial, 60% dos colaboradores são brancos, 17% pretos, 15% pardos, 8% amarelos, e apenas 1% indígena. Por fim,dos cargos de liderança identificamos que são ocupados por 52,8% por mulheres, e 13,6% por pretos.

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DIMENSÃO ECONÔMICA

A dimensão econômica se manteve com a média mais alta entre as dimensões, com 4,35, o que trás um incremento de 0,93 e todas as iniciativas pontuando acima de 4, exceto a atração de investimentos, que foi a mais baixa, com 3,74. Os pontos com maior relevância é a escolha de fornecedor que demonstre capacidade de entrega, e um modelo econômico saudável para o fornecedor/operador/distribuidor, fator que verdadeiramente garante a sustentabilidade econômica da atividade. Igualmente, demonstra a preocupação e cuidado com a entrega ao cliente.

Comparando ao ano anterior, as operadoras tiveram evolução em todas as 3 dimensões. A dimensão ambiental ficou com média de 3,60, melhora de 27% da pontuação do ano anterior; a dimensão social média de 4,02 melhorou pouco mais de 17% e a dimensão econômica média 4,35 também melhora de 27%.

Nota-se o esforço das operadoras de integrar as práticas ambientais, sociais e de governança no seu dia a dia, e buscar o equilíbrio delas para que os negócios sejam capazes de gerar tanto retorno financeiro quanto impacto social positivo e uma responsabilidade ambiental.

Destacamos também a busca pela escolha de fornecedores que demonstram responsabilidade ambiental e social e o incentivo aos clientes para serem ambientalmente responsáveis e contribuírem para iniciativas sociais, usando-se da influência e penetração que as operadoras possuem em ambas as pontas da cadeia.

Ainda temos muito a desenvolver e alcançar, mas os resultados e comparativos com ano anterior já denotam que estamos no caminho, buscando a melhoria contínua e o esforço de nossas operadoras associadas em alcançar a sustentabilidade, de modo a se aproximar e equilibrar cada vez mais o propósito e o resultado dos negócios. Buscam, desse modo, fazer uma diferença positiva no mundo e, ao mesmo tempo, gerar retorno aos seus negócios.

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DESAFIOS

Talvez o maior desafio sob o ponto de vista das operadoras, é que oferecem produtos e serviços de outros, especialmente no pilar ambiental, mas não somente. Em razão disso, fica evidente a limitação da extensão das práticas sustentáveis das operadoras. E assim sendo, de certa forma nos limitamos a avaliar as práticas dentro da gestão e operação da empresa. Mas, ao mesmo tempo, reconhecemos a posição central das operadoras na cadeia e sua atuação transversal, bem como que podem desenvolver um papel estratégico de incentivar e estimular o desenvolvimento sustentável da cadeia. Isso pode ocorrer, sobretudo, a partir especialmente da relação e influência das operadoras com os fornecedores e com os destinos turísticos.

 

Ainda assim, os desafios de implementar ações de sustentabilidade dentro das empresas, também são relevantes e identificamos os principais apontados pelas Operadoras:

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MOTIVAÇÃO

Por outro lado, identificamos os principais motivos para implementar as ações de sustentabilidade:

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OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 17 Objetivos foram definidos pelas Nações Unidas, a qual o Brasil é parceiro e apoiador. O setor de turismo é amplo e complexo com possibilidade de impactar todos os . Dentre os associados Braztoa, identificamos o ODS 3 – Saúde e bem-estar, o ODS 5 – Igualdade de gênero, e o ODS – 8 Trabalho decente e crescimento econômico como os de maior peso, mas ainda sim com contribuição em todos os demais:

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