Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA congrega as mais conceituadas empresas do setor, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos, serviços e destinos.

 

 



O Projeto

Com o objetivo de promover o aprimoramento dos serviços turísticos brasileiros, por meio da observação, assimilação e implementação das melhores práticas aplicadas em destinos do Brasil e do mundo, o projeto Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as melhores experiências nacionais e internacionais promove viagens técnicas a destinos referências. Estes destinos são escolhidos a partir de boas práticas desenvolvidas em segmentos turísticos prioritários, definidos pelo Plano Nacional de Turismo.
Os participantes, identificados a partir de um processo seletivo, são capacitados em conceitos e práticas do “benchmarking”, preparando-os para buscar a inovação e aprimoramento dos serviços e produtos turísticos que suas empresas e destinos oferecem. A partir da experiência, os participantes devem multiplicar o conhecimento adquirido em sua região, através das ferramentas de apoio produzidas (vídeos e relatórios).

Público Alvo

Empresários turísticos de receptivo e hospedagem, prioritariamente de micro e pequeno porte.

Resultados

Desde 2005, o projeto já realizou 26 viagens, sendo:

  • Excelência em Turismo: 14 viagens internacionais envolvendo 157 empresários para Costa Rica (Ecoturismo), Peru (Ecoturismo), México (Mergulho), Espanha (Turismo Cultural e Eventos culturais e Esportivos), Nova Zelândia (Turismo de Aventura), Argentina (Pesca Esportiva), África do Sul (Ecoturismo e Turismo de Aventura), Estados Unidos (Turismo de Eventos e Entretenimento e Gestão de Tecnologia), St. Marteen (Sol e Praia), Chile (Turismo Social-Melhor Idade), Portugal (Turismo Cultural e Rural) e Alemanha (Turismo de Eventos Esportivos – Copa do Mundo)

  • Vivências Brasil: 12 viagens nacionais envolvendo 103 empresários para Estrada Real/MG (Turismo Cultural), Vale do Café/RJ (Turismo Rural), Fernando de Noronha/PE (Ecoturismo e Mergulho), Bonito/MS (Ecoturismo e Aventura), Roteiro Integrado/ CE, PI, MA( Turismo de Sol e Praia), Costa dos Corais/AL (Turismo de Sol e Praia), Foz do Iguaçu/PR (Ecoturismo em Unidades de Conservação), Rio de Janeiro e Paraty/RJ – (Turismo Cultural), Serra Gaúcha/RS (Turismo Cultural), Costa dos Coqueiros/BA (Turismo de Sol e Praia), Acolhida na Colônia/SC (Turismo Rural) e Caldas Novas/GO (Turismo Social)

Parceiros: