Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA congrega as mais conceituadas empresas do setor, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos, serviços e destinos.

 

 

Viaja Mais Melhor Idade


O PROJETO

O projeto Viaja Mais Melhor Idade, iniciativa de segmentação inédita no mercado turístico brasileiro, que se utiliza da plataforma eletrônica do Vai Brasil para a venda de seus produtos, busca facilitar e estimular as viagens de pessoas com 60 anos ou mais, definidas pelo Ministério do Turismo como pessoas da melhor idade, nos períodos de baixa ocupação desse mercado, incentivando as operadoras a disponibilizar no mercado viagens especialmente desenhadas para suprir a grande demanda desse público.

Prestes a completar dois anos de atuação, o Viaja Mais Melhor Idade registra em sua trajetória algumas vitórias. Operadoras conceituadas compraram a idéia e criaram pacotes customizados para este público, isso fez com que o número de viagens segmentadas para a melhor idade saltasse do quase zero para mais de 400. E mais de 1.600 agências de viagem, espalhadas por todas as regiões do país, foram capacitadas e credenciadas pela equipe Viaja Mais Melhor Idade para prestar atendimento especial aos idosos. Todas essas ações resultaram na venda de mais de 200 mil pacotes turísticos no período.

É o Viaja Mais Melhor Idade fortalecendo o turismo interno e gerando benefícios por todo o país!

Os objetivos:

  1. Inclusão social
  2. Estimular a melhor idade a viajar pelo Brasil
  3. Estimular o turismo nos períodos de baixa ocupação
  4. Diversificar e qualificar a oferta turística
  5. Fortalecer o turismo interno

São parceiros nesse projeto, o Ministério do Turismo, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e o Vai Brasil. E, são apoiadores, o Ministério da Previdência, o Ministério do Trabalho, o INSS, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, os Órgãos Estaduais de Turismo, o SEBRAE, o SESC, a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e a ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).

O PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do Viaja Mais Melhor Idade tem renda garantida e disponibilidade de tempo para viajar em qualquer época do ano.

O potencial de consumo desse público é enorme. E, tendo em conta o aumento da expectativa de vida, a longevidade com qualidade, pode-se afirmar que a população de idosos só tende a crescer.

Atualmente, no Brasil, segundo o IBGE, vivem cerca de 25 milhões de idosos, aposentados e pensionistas, e a estimativa para os próximos dez anos é que ultrapassem os 34 milhões. Desse total, nove milhões de idosos viajam todos os anos, o que representam 20% dos turistas brasileiros, e esse percentual deve ser facilmente superado nos próximos anos.

Muitos deles encontram-se organizados nos inúmeros grupos formais e informais existentes no país. E, buscando conhecer cada vez mais o seu público-alvo, o Viaja Mais Melhor Idade mantém parceria com as mais representativas entidades que os congregam.

  1. População de idosos, aposentados e pensionistas: 25 milhões
  2. Renda per capita dos idosos: 46% superior a média nacional (2003)

Ignorar o potencial de consumo desse público é desperdiçar oportunidades de fazer ótimos negócios.

OS RESULTADOS

Até aqui, os resultados obtidos são significativos. As mais conceituadas operadoras aderiram ao projeto: Ambiental, CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM Operadora, Monark, Nascimento, New Line, Pomptur, Sanchat Tour, TAM Viagens e Visual Turismo. A equipe técnica do projeto percorreu o Brasil ministrando treinamentos aos agentes de viagem. Esse trabalho resultou em um considerável número de profissionais do turismo capacitados e credenciados a prestar atendimento ao público da melhor idade. E as vendas superaram as expectativas.

Confira alguns números:

  1. 1.595 agências credenciadas
  2. 13 operadoras credenciadas
  3. 64 empresas de receptivo
  4. 800 hotéis (categorias: turística, superior e luxo)
  5. 400 pacotes customizados para a melhor idade
  6. 209 mil pacotes vendidos entre 2007 e 2008
  7. R$ 180 milhões em movimentação financeira no setor entre 2007 e 2008

Desde o lançamento do projeto, o Ministério do Turismo, visando alcançar os objetivos traçados, tem investido em campanhas publicitárias em todas as mídias, na participação em eventos como a ABAV e o Salão do Turismo, na estruturação do projeto e no apoio à sua comercialização.

  1. R$ 27 milhões em marketing e promoção
  2. R$ 4 milhões na estruturação do projeto e apoio à comercialização:

Entre as ações de mídia até o momento, destacam-se os comerciais nos intervalos de programas de grande audiência, como o Fantástico, e as inserções de merchandising nos programas Mais Você, Hoje em Dia, Raul Gil e Superpop e na novela Paraíso Tropical.

OS PACOTES TURÍSTICOS

Todos os pacotes turísticos que levam a marca Viaja Mais Melhor Idade são especialmente formatados para os idosos e, obrigatoriamente, devem oferecer estes serviços:

  1. Transporte de ida e volta (aéreo ou rodoviário)
  2. Hospedagem de 3 a 8 dias
  3. Passeios (mínimo de 2 por pacote)
  4. Regime: MAP ou FAP
  5. Transfers ARPT / HTL / ARPT
  6. Seguro de viagem        

Mas não basta formatar o pacote com esses serviços. O Viaja Mais Melhor Idade exige ainda atenção especial das operadoras à qualidade do que é oferecido aos idosos. A infra-estrutura dos hotéis deve ser adequada para recebê-los, os transportes rodoviários, adaptados. As atividades e passeios, diferenciados. E os guias preparados para atender a grupos da melhor idade.

Os destinos e as origens são definidos com base no Plano Nacional de Turismo ? 2007-2010. Hoje, no site do Viaja Mais Melhor Idade, encontram-se disponíveis pacotes para 31 destinos saindo de 13 cidades.

ORIGENS E DESTINOS

As origens:

  1. Belo Horizonte
  2. Brasília
  3. Curitiba
  4. Florianópolis
  5. Fortaleza
  6. Goiânia
  7. Manaus
  8. Porto Alegre
  9. Recife
  10. Rio de Janeiro
  11. Salvador
  12. São Paulo
  13. Vitória

Os destinos:

  1. Aracaju / SE
  2. Araxá / MG
  3. Belém / PA
  4. Belo Horizonte / MG
  5. Bonito / MS
  6. Brasília / DF
  7. Caldas Novas / GO
  8. Camboriú / SC
  9. Campos do Jordão / SP
  10. Cidades Históricas / MG
  11. Curitiba / PR
  12. Florianópolis / SC
  13. Fortaleza / CE
  14. Foz do Iguaçu / PR
  15. Gravatal / SC
  16. Ilhéus / BA
  17. Itapema / SC
  18. João Pessoa / PB
  19. Maceió / AL
  20. Manaus / AM
  21. Natal / RN
  22. Paraty / RJ
  23. Porto de Galinhas / PE
  24. Porto Seguro / BA
  25. Recife / PE
  26. Rio de Janeiro / RJ
  27. Salvador / BA
  28. São Luís / MA
  29. São Paulo / SP
  30. Serra Gaúcha / RS
  31. Socorro / SP
  32. Vitória / ES

A COMERCIALIZAÇÃO

As vendas são intermediadas exclusivamente pelas agências de viagem credenciadas.  A melhor idade pode comprar o pacote direto na agência mais próxima de sua residência ou pelo site do projeto. Nesse caso, ele escolhe online a agência que irá atendê-lo.

O idoso pode levar na viagem quantos acompanhantes quiser, desde que sejam maiores de 16 anos.

AS VANTAGENS DE PARTICIPAR

Público-alvo:

  1. Fácil fidelização
  2. Renda garantida
  3. Disponibilidade de viajar em períodos de baixa ocupação
  4. Comportamento mais responsável que em outras faixas etárias
  5. Preferência por produtos já formatados
  6. Despesa com serviços extras superior a média 

Comercialização:

  1. Pacotes na prateleira de 13 das mais conceituadas operadoras do país, distribuídos por mais de 1.600 agências de viagem credenciadas a vender o produto Viaja Mais Melhor Idade

Participe do Viaja Mais Melhor Idade e amplie as suas vendas!

Contatos Viaja Mais Melhor Idade ? Pacotes
www.viajamais.com.br
contato@viajamais.com.br
(11) 3259-9500

Parceiros:

par_c_brz1.jpg